quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Expectativas

Hoje em dias as redes sociais anunciam que criar expectativas é o mesmo que criar uma decepção, avisam claramente você será eternamente frustrado pelas expectativas que crias. Fiquei pensando então em um mundo sem expectativas, onde as pessoas não passem por situações de espera, nem probabilidades diferentes em uma mesma situação. Ao imaginar uma vida assim logo percebi que expectativa é o que dá emoção à vida! Que graça teria começar se você já soubesse o final? Como seria a vida dos apaixonados sem o frio na barriga e a espera do telefonema? Seria mesmo possível alguém não querer sentir o gostinho da espera com um sorriso no rosto e o coração acelerado?
Talvez quem alimente a ideia de expectativa como decepção não lembre que frustrações são partes importantes da vida, e dar errado às vezes também faz parte do processo da vitória, além do mais, não precisamos vencer sempre, não precisamos acertar sempre. Vivemos em um mundo onde a felicidade é cobrada em tempo integral, mas cá entre nós, quem está feliz o tempo todo? Será que é mesmo feliz aquele que nunca experimentou da tristeza?

Já fui muito decepcionada por expectativas que criei, me iludi com situações que só existiram dentro da minha cabeça e do meu coração, cheguei a pensar que talvez as expectativas estivessem acabando com a minha esperança, mas então avaliando cada experiência percebi que sem as expectativas eu não teria me frustrado, mas também não teria pensando e provavelmente não teria vivido, pois para cada frustração percebi que havia muito mais de satisfação, porém algumas vezes dei mais importância para o que não deu certo, do que para os acertos. Talvez porque a dor, o erro, a frustração deixe uma marca maior do que a da felicidade, do acerto e da satisfação. Então percebi que eu estava olhando o lado errado de cada experiência, sendo assim, fico feliz de criar expectativas, pois elas nada mais são do que planos que se deseja, e que provavelmente serão realizados, e se não forem, valeu a tentativa, muito melhor se arrepender daquilo que fez do que ficar pensando em como poderia ter sido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário